Nossa história

A partir de uma iniciativa pioneira na região de Campinas, a psicomotricista Heloísa de Carvalho Crissiuma, abriu as porteiras de sua fazenda, antigo reduto do artista Flávio de Carvalho, para iniciar um trabalho pouco conhecido para pessoas com deficiência: a Equoterapia.

 

Mantido operacionalmente e financeiramente por tia Helô, o trabalho foi tomando maiores proporções, atraindo cada vez mais pessoas interessadas no tratamento, profissionais de diversas áreas e apoiadores. Logo se tornou uma Instituição.

 

Assim nasceu a ACESA Capuava (Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava), uma associação de utilidade pública sem fins lucrativos, atuante de dentro da Fazenda Capuava.

Legalmente constituída em 24 de agosto de 2002, a ACESA é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida.

 

O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social.

 

A equipe da associação utiliza a área da Fazenda Capuava, onde os usuários têm contato com a natureza, num aprendizado gradativo, em processo evolutivo, visando atender suas necessidades, com acompanhamento e monitoramento do processo e dos resultados.

 

Além disso, realiza um trabalho articulado com as famílias, através do Projeto Conversas em Família e Grupo de Apoio às Famílias, tentando proporcionar a elas todas as informações e orientações necessárias para a promoção de uma melhor qualidade de vida.

 

A entidade foca suas ações na sociedade, no poder público e no setor privado e conta com doações particulares e empresariais além de realizar eventos para angariar fundos e assim manter toda sua proposta de trabalho.