Crianças especiais e os desafios da Acesa Capuava

28 de agosto de 2016

 

Entre 21 e 28 de agosto comemora em todo o Brasil a Semana Nacional da Criança Excepcional

 

Fernanda Teixeira assumiu em março deste ano um novo desafio: comandar a Acesa Capuava de Valinhos (Associação Cultural Educacional Social e Assistencial), entidade que presta apoio à crianças especiais e busca integrá-las à sociedade. Sua gestão dura até 2020 e o JTV a convidou para falar um pouco sobre as dificuldades e o trabalho realizado pela entidade.

 

JTV: Qual sua formação profissional e como começou sua relação com a Acesa?

 

F. T.: Sou formada em Relações Públicas e Administração de Empresas. Trabalho há 16 anos numa empresa multinacional com sede em Campinas, chamada FMC e sou Gerente de Comunicação. Minha relação com a ACESA CAPUAVA é de longa data, pois meu irmão mais novo, João Luiz, é autista e em 1995 começou a equoterapia com a Tia Helo, fundadora da entidade. Em 2006 ele começou a ser atendido de maneira ampla e foi então que a minha família percebeu o quanto a ACESA era essencial para o trabalho terapêutico.

 

JTV: Todos os anos, entre 21 e 28 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Criança Excepcional. Entre tantas datas comemorativas ao longo do ano, no que a criação dessa data de fato ajuda para o problema dessas pessoas especiais?

 

F. T.: Existem muitas questões que envolvem o tratamento e cuidado das Pessoas com Deficiência. Aceitação da comunidade onde convive e saber enfrentar o preconceito da comunidade são pontos muito sensíveis e às vezes até crueis dos quais eles lidam diariamente. Datas comemorativas tem uma das funções de chamar a atenção pela causa, sensibilizar as pessoas, ensinar a comunidade a como incluir e conviver com as pessoas com deficiência.

 

JTV: Desde que a senhora assumiu a gestão da Acesa, quais são os principais problemas identificados para a situação dessas crianças?

 

F. T.: Assumi a Presidência da ACESA CAPUAVA em março deste ano, então ainda estou começando a gestão na entidade. Os desafios são imensos, pois estamos sem nenhum convênio ou recurso fixo estabelecido até agora e temos um custo de manutenção alto. O foco inicial foi fazer ações e eventos na busca de apoio da comunidade para conseguirmos um recurso mínimo e assim mantermos os atendimentos, mesmo que em carga horária, reduzida para 20 crianças e jovens com Múltiplas Deficiências e Transtorno do Espectro Autista.

 

JTV: O governo municipal ajuda ou atrapalha a resolver esses problemas?

 

F. T.: Temos a expectativa de voltar a ter convênio com a Prefeitura Municipal de Valinhos e conseguirmos outros convênios com o Governo do Estado. Somos habilitados, especializados e temos estrutura pronta para fazer um atendimento da qual a comunidade precisa muito.

 

JTV: Como ele poderia ajudar mais e o que você espera da nova gestão que assumirá em 2017?

 

F. T.: Temos uma grande expectativa com a gestão do município dos próximos anos. A nossa pretensão é ser um dos maiores ou o maior Centro de Referência e Tratamento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da região Metropolitana de Campinas. Vamos precisar trabalhar de braços dados com os vereadores e Prefeito do Município.

 

JTV: A sua gestão dura até 2020. Quais as principais dificuldades que a senhora tem que enfrentar e os principais desafios em seu período na presidência?

 

F. T.: São muitos desafios, tenho uma lista enorme de atividades a ser realizada que já desenhamos a curto e longo prazo. Posso ficar o dia todo falando sobre essa questão de desafios e dificuldades, mas resumindo, a minha maior preocupação sempre será com as pessoas que estão sendo atendidas. Tenho o suporte de uma diretoria jovem, colaborativa e muito profissionalizada. O suporte e apoio dos pais são importantíssimos e valorizo muito o valor que eles dão ao atendimento de seus filhos. A maior dificuldade hoje na ACESA CAPUAVA é o recurso financeiro para garantirmos a continuidade dos atendimentos.

 

JTV: Em sua opinião, ainda falta muito para essas pessoas excepcionais serem aceitas como iguais na sociedade?

 

F. T.: Falta, mas já melhoramos muito. Quando meu irmão tinha 4 anos, minha mãe o matriculou na mesma escola que eu e meu irmão mais velho estudávamos. Em três dias minha mãe foi chamada e o João foi convidado a se retirar da escola, pois ele não se adequava aos parâmetros de outras crianças. Minha mãe já tinha avisado que ele era autista, mas mesmo sendo uma das melhores escolas de Campinas, eles não tinham uma visão clara do que aquela informação significava e principalmente como lidar com meu irmão. Hoje existe uma lei especifica que estabelece a obrigatoriedade do atendimento de pessoas com deficiência em escolas e muitas outras que cuidam e ajudam nos cuidados das pessoas com Deficiência. Sabemos que muito ainda tem que ser feito, principalmente no preparo e sensibilização dos professores e cuidadores que recebem essas crianças, mas tenho uma crença enorme que essa evolução será muito rápida.

 

JTV: Em pleno 2016, o preconceito ainda é grande? O que falta para diminuirmos as diferenças?

 

F. T.: Existe preconceito, mas existe muito mais despreparo das pessoas em lidar com as pessoas com deficiência. Antigamente, as famílias mantinham seus filhos presos na casa com vergonha ou por total impossibilidade de eles serem inserido na sociedade. Isso ainda existe, mas numa escala infinitamente menor. Hoje, o fato de termos muitas opções de tratamentos e lugares como a ACESA CAPUAVA amplia-se a conscientização principalmente de fatos como: “quanto antes iniciar o tratamento melhor será evolução da pessoa com deficiência”. A descoberta e aceitação dos pais das deficiências dos filhos sempre será algo muito complicado, mas passado o choque ele tem opções para ajudar os filhos.

 

JTV: Uma famosa frase de Augusto Cury diz que “não há diferenças entre a mente de um cientista e de uma criança excepcional”. Qual a importância dessa frase na luta da criança excepcional para ser respeitada na sociedade?

 

F. T.: Pessoa com Deficiência é uma Pessoa muito especial. A base deles é o amor, pois eles conhecem de forma muito pura. Sou muito honrada em ser irmã do João e poder conviver com pessoas com deficiência, aprendo com elas a todo o momento.

FMC traz maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana em

apresentação gratuita na Fazenda Capuava

 

Além do concerto, exposições de arte de Flavio de Carvalho e Antonio Peticov, leilões de gravuras e food trucks também serão algumas das atrações do evento

 

Em comemoração ao dia dos pais, no próximo dia 13 de agosto, a FMC Agricultural Solutions, promove uma série de atrações artísticas gratuitas para a comunidade da Região Metropolitana de Campinas. O evento será das 10h às 14h, na Fazenda Capuava, em Valinhos (SP).

 

Um dos nomes mais respeitados no cenário musical do Brasil por seu talento como pianista e regente, João Carlos Martins e a Orquestra Camerata Bachiana farão apresentação especial gratuita e aberta ao público, às 10h30. A apresentação em Valinhos é viabilizada pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, no projeto O Berimbau, com patrocínio da FMC, produção da D’Color Produções Culturais, coprodução da Institutas Produção Cultural e apoio da Acesa Capuava. Na sequencia da apresentação do Mestro outras bandas assumem o palco e dão sequencia ao evento que encerrará apenas as 15h.

 

Exposições de arte – Antonio Peticov e Flávio de Carvalho

 

Peticov 70: Paradoxos - Juntos e Desiguais.  Flávio de Carvalho recebe Antonio Peticov na sua casa modernista, patrimônio histórico da humanidade. O artista Antonio Peticov traz para a Fazenda Capuava obras que considera especiais de seu acervo particular, acervo hoje denominado Instituto de Cultura e Arte Antonio Peticov. Serão 3 telas, 5 esculturas e 1 holografia, criação deste multitalentoso artista que acaba de completar 70 anos e se considera no auge da sua maturidade produtiva e intelectual. A curadoria de Ligia Testa Escritório de Arte preparou toda expografia desta recepção, que terá, no mínimo, uma aura de culto à arte moderna. Para isso, contou com colaboradores, entre eles, a historiadora e perita Sandra Hitner, programando um encontro destes Paradoxos que, embora juntos, sempre serão absolutamente desiguais.

 

Food Trucks

 

Uma barraca de pastel, sorvete Chiquinho e outra de milho, pamonhas e cural, diversos tipos de bebidas e muitos Food Trucks também estarão instalados na Fazenda Capuava para que todos possam se deliciar também com uma variedade de comidas. Os food Trucks confirmados para o evento são Porqueta Grill & Co; Winebar on the Road; Mais Brigadeiro; Aô Sushi Truck; La Bella Palha e Nosotros Bar e Tapas

 

A presidente da Acesa Capuava, Fernanda Teixeira, destaca a importância do evento e agradece a FMC e todos envolvidos pelo evento. “Trazer cultura e lazer gratuitamente para a comunidade e principalmente para os atendidos pela ACESA Capuava e seus familiares é um grande orgulho, pois além de transformar os cidadãos, contribui para o desenvolvimento de todo”. O presidente a FMC Corporation América Latina, Antonio Carlos Zem, agradece a oportunidade de apoiar o evento. “é uma honra para a FMC participar desse evento que proporciona entretenimento, conhecimento e cultura na comunidade onde atuamos. Estamos muito felizes”.

 

 

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

 

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a pagina no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

 

 

Sobre a FMC

 

Por mais de um século, a FMC tem servido os mercados industriais e de consumo agrícolas globais com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2015, a empresa adquiriu a Cheminova e, no mesmo ano, totalizou uma receita de aproximadamente US$ 3,3 bilhões. A FMC emprega aproximadamente seis mil pessoas em todo o mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC saúde e nutrição e FMC de lítio. Para mais informações, visite www.fmc.com

 

Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. É pioneira em produtos para algodão, líder em cana, com tecnologias para grãos, café, H&F, florestas plantadas, pastagem e outras culturas. O foco da empresa está em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br.

 

 

Sobre a D’Color Produções Culturais

 

Empresa de Campinas (SP) focada em assessoria, planejamento e execução de projetos culturais em parceria com diversos segmentos através de leis de incentivo. Possui a missão de fomentar a cultura no Brasil e disseminá-la para o maior número de pessoas.

 

Arraiá D’ajuda

 

A festança começa às 17h e vai até às 0h do sábado, dia 9 e será realizada na Fazenda Capuava sede da ACESA Capuava em Valinhos

 

É com muito orgulho que mais uma vez a ACESA Capuava convida Valinhos e região para visitar sua sede – desta vez para comemorar mais uma tradicional festa julina. O oitavo Arraiá D’ajuda reunirá comidas típicas, brincadeiras, atrações e muita diversão. Esse ano a entidade está montando na casa histórica do Flavio de Carvalho, um Shopping que terá o Bazar da Colcci, exposição e venda de semi joias da Suria Semi Joais e acessórios infantis para os cabelos, inclusive arranjos juninos da Ma Bella Menina. Realizado na Fazenda Capuava, o evento começará às 17 horas do sábado (9) e tem como previsão de término às 0h. Sete horas de muita alegria, música, comidas típicas e solidariedade.

 

A principal atração musical será o show especial da cantora sertaneja Lucyana Villar, responsável pelo sucesso da canção “Além do Céu” em parceria com Jads & Jadson. Além desta, Lucyana vem trilhando o caminho do sucesso desde a participação na música “Sem Limites Pra Sonhar” da dupla Victor & Leo e também com sua carreira solo.

 

Pão com calabresa ou pernil; doces; caldinho de feijão; churros; batata e polenta frita; cachorro quente; milho cozido e pipoca são alguma das comidas típicas que serão vendidas aos convidados. Além das comidas, as brincadeiras e a tradicional fogueira e queima de fogos garantirão a diversão deste evento tão especial.

 

“Estamos muito contentes em realizar a oitava edição da tradicional festa junina da ACESA Capuava. Novamente abrimos as portas da nossa entidade para que todos venham se divertir e aproveitar uma festa que já é tradição em Valinhos e região” finaliza Fernanda Teixeira, Presidente da Associação. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente com desconto nos pontos de venda ou pelo site da ACESA.

 

Serviço:

Data: 9 de julho

Horário: 17h as 0h

Local: Fazenda Capuava – Rodovia Flávio de Carvalho S/N

Valores:

Antecipado – R$ 7,00

Bilheteria – R$ 10,00

Pontos de venda: Floricultura Rosa Vermelha; Estacionamento Souza Park; Loja Colcci no Shopping Valinhos, na sede da ACESA CAPUAVA ou pelo site www.acesacapuava.com.br.

Estacionamento gratuito no local: vaga para 120 carros

Crianças até 12 anos e Pessoas com Deficiência não pagam

 

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

 

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a pagina no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

 

Conversas em família

 

Palestra de Ivan Moreno tem como tema a esperança e persistência quando as coisas não acontecem como planejamos e, muitas vezes,
é necessário recorrer à segunda opção

 

A ACESA Capuava realiza na próxima sexta-feira (10) o Conversas em Família. O Bate-papo tem como objetivo acolher e orientar os parentes e responsáveis pelo paciente da entidade. Por meio de uma conversa com Ivan Moreno, o tema “A segunda opção” será debatido, às 19h, na sede da ONG em Valinhos-SP.

O palestrante trará uma palestra motivacional na qual demonstra que nem tudo na vida é conforme o planejado, que ela nos dá sempre outros caminhos para seguir que podem ser ainda melhores do que os que você pensou. É nesses momentos que não podemos perder a esperança e não desistir de nossos objetivos.

A ACESA Capuava tem como objetivo apoiar as famílias a partir do momento em que elas procuram a instituição. O atendimento psicossocial oferecido procura contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários das pessoas com deficiência. “Nós proporcionamos um espaço em que a pessoa possa ser percebida e considerada além da sua deficiência, para que ela possa ser considerada principalmente como humana e construtora de uma história independente se duas limitações” declara Fernanda Teixeira, presidente da entidade.

Os interessados precisam se inscrever pelo e-mail contato@acesacapuava.com.br até às 14h do dia do evento.  O convite será a contribuição com 500 folhas de sulfite branca.

 

Ivan Moreno

 

Formado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie com MBA em Marketing pela ESPM com cursos de especialização na Universidade de St. Gallen (Suíça) e Concordia University (Canadá). Ele possui 19 anos de experiência em empresas multinacionais do mercado agrícola em posições de liderança nas áreas de TI, Supply Chain e Marketing.

 

Serviço:

Conversas em Família

Data: 10/06/2016

Horário: 19h

Local: Acesa Capuava – Rodovia Flávio de Carvalho, S/n

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

 

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a pagina no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

 

Leilão beneficente

 

Leilão que será realizado na próxima terça-feira (24) reúne grandes nomes das artes plásticas.

 

Nomes como Aldemir Martins, Calló e do modernista Alfredo Volpi serão expostos na unidade do Fran’s Café no Cambuí com a curadoria de Ligia Testa. Algumas delas serão para a comercialização presencial e outras leiloadas online em nível nacional. Para animar ainda mais o evento, um pocket show do cantor Jar Bas também será realizado no local.

A gravura é um múltiplo de uma obra de arte, reproduzida a partir de uma matriz. É uma reprodução da qual o artista acompanhou e aprovou todo o processo e escreveu de próprio punho: o título, a data e a numeração que a identifica e a assinou, o que a torna uma obra de arte única, porém mais acessível. “A gravura difere do pôster, que é reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista. Sem preocupação também com a qualidade do papel e da tinta. É algo puramente decorativo, não é feito para durar”, explica a curadora do evento.

Parte dos lances arrecadados serão doados à ACESA CAPUAVA (Associação Cultural Educacional Social e Assistência Capuava), entidade filantrópica atende pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências e desde o ano passado não recebe recursos da prefeitura. “Essa parceria será muito gratificante para todos nós. Unir o útil ao agradável é sempre muito bem vindo quando se trata de fazer o bem.” finaliza Fernanda Teixeira, presidente da associação.

 

Serviço:

Exposição: Papel Principal – A nobreza da gravura | 24 de maio a 16 de junho

Curadoria: Ligia Testa Escritório de Arte

Vernissage e Leilão

 

Data: Terça-feira, 24 de maio de 2016

Local: Frans Café – Rua Conceição, 809, Cambuí, Campinas/SP

Horário: 20h

 

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

 

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a pagina no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

 

 

ACESA traz sucesso do Lollapalooza ao Food Truck D’ajuda

 

Depois de estrelar nos palcos de um dos principais festivais de música realizados no Brasil, o Lollapalooza, a School Of Rock de Campinas leva a energia do rock para o primeiro festival de food trucks da ACESA Capuava. As bandas Black Bird e Occupy se apresentarão durante o evento que acontecerá domingo em Valinhos. Além da Scool Of Rock, o festival conta com apresentação da Banda G.E.L.L.O. e do cantor Jar Bas. “É com muita alegria e gratidão que recebemos estas bandas em nossa casa. Faremos no palco do Food Truck D’ajuda um show de solidariedade e sucesso!”, comenta Fernanda Teixeira, presidente da Associação.

Com muita música, comida e animação, o primeiro food truck D’ajuda será realizado no próximo domingo (15) das 11h às 16h na Fazenda Capuava. O evento une o útil ao agradável: além de uma deliciosa tarde na fazenda com amigos e familiares, os fundos arrecadados serão destinados à instituição. Para maior conforto dos pais, o evento conta espaço kids..

Entre os trucks confirmados estão: Porqueta; La Mia Pasta; Speed Jo; Café Crioulo; Sabor de Paris; El Tambo, Parada obrigatória Pastéis, Hoshi Japonese Food; Hi Cream, WineBar On the Road,   e o Bike Food do Chef Antonello. Os ingressos antecipados com desconto podem ser comprados no site da ACESA ou pelos voluntários da entidade no valor de R$7. Também haverá a venda de ingressos no dia por R$10.

Serviço

Data: Domingo, 15 de maio de 2016

Local: Fazenda Capuava

Endereço: Rodovia Flávio de Carvalho, s/nº - Valinhos/SP

Horário: das 11h às 16h

Entrada*: R$7 (antecipado) -  No site ou com nossos voluntários

           R$10 (no dia)

*Crianças até 12 anos e Pessoas com Deficiência não pagam

Aceitamos cartão, dinheiro e cheques

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno com espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a pagina no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

 

 

 

 

Solidariedade na palma da mão

 

ACESA Capuava lança aplicativo que permite a doação de notas fiscais diretamente do celular

Todos os dias milhões de cupons fiscais, que poderiam ajudar entidades a levantarem fundos, são jogados fora. Semestralmente a Secretaria da Fazenda computa os cupons que estão no seu sistema e podem retornar até 30% do valor do ICMS cobrados dos produtos que estão nesses cupons fiscais. Inicialmente não parece grandes valores, mas juntando esforços e cada um fazendo um pouquinho esses recursos tornam essenciais para a manutenção de entidades como a ACESA CAPUAVA, entidade sem fins lucrativos, que luta para manter com o recurso advindos dos cupons fiscais e outras doações para continuar os atendimentos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras Múltiplas Deficiências.

Se você não faz questão de colocar o seu CPF, que tal começar a doar seus cupons? Agora isso está disponível em suas mãos de forma muito fácil e simples. Basta baixar o aplicativo ACESA CAPUAVA gratuitamente no Google play ou Apple Store e imputar os dados dos cupons que você recebe durante o mês. Serão minutos de trabalho ou digitando ou fazendo a leitura QRCode mas que gerarão um retorno imenso a essa entidade.

ACESA Capuava lançou um aplicativo inovador e ainda pouco utilizado no interior do Estado de São Paulo que envia os creditos de ICMS dos cupons fiscais diretamente do seu celular para o sistema da Nota Fiscal Paulista. Por meio da leitura do QR code até mesmo pela digitação do número do cupom, valor e CNPJ, os creditos ficam registrados para entidade. “o Aplicativo da ACESA CAPUAVA permite fazer o utilizando recursos tecnológicos de ponta e mobilidade para quem quer ajudar. é uma grande ajuda para quem quer colaborar e não requer esforço e nem destinação de recursos: é fazer o bem sem tirar nada do bolso, somente o celular”, destaca Fernanda Teixeira, presidente da ACESA Capuava.

O aplicativo está disponível para iOs pelo link https://appsto.re/br/U8eFbb.i e Android no link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mowa.acesa.

 

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno com espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a pagina no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

 

ACESA Capuava anuncia nova na diretoria

 

Para fortalecer ainda mais as estratégias organizacionais da ACESA Capuava, a Associação reestruturou sua diretoria. Dessa forma, a entidade comunica que Fernanda Teixeira é a nova Presidente e Silvia Helena a vice presidência. Ana Luiza Sandoval e Hugo Andres ocuparão o cargo de Diretores primeiro e segundo tesoureiro, respectivamente. No corpo da diretoria também estarão presentes o jornalista Cid Luís; a psicóloga Tatiana Aparecida Soares; o empresário Fábio Fernandes; o profissional de Mídias Digitais Denis Paulo Tordin; a Agente de Turismo,  Elisabeth Dias; o engenheiro de aviação Helder Bömer Galvão; a profissional de relações públicas Mariana Andrade e o economista Tomas Guiselin.

Para Fernanda Teixeira, nova presidente da associação, essa mudança estratégica permitirá a construção do futuro da entidade sem perder o vinculo e proposta desenhada pela Tia Helo, desde a sua fundação. A Entidade passa por um momento muito delicado, após a não renovação dos convênios coma Prefeitura de Valinhos. A mudança da diretoria dera uma nova energia e diretriz para a ACESA Capuava, superar o momento atual e construir um futuro sustentável e muito fundamentado no propósito de ser um centro de excelência nos atendimentos de pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. “Contamos com uma diretoria extremamente engajada e com expertises diferentes o que é fundamental para auxiliarmos a entidade e desenvolver.”, conclui Fernanda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fernanda Teixeira – Presidente

Relações públicas e administradora - https://www.dropbox.com/s/xzuqa0ucf58bcpj/ACESA%20DIRETORIA%20FERNANDA.JPG?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Silvia Helena Baldin Pisciotta – Vice-Presidente

Empresária - https://www.dropbox.com/s/bdg9mvwjk7tyh2t/ACESA%20DIRETORIA%20SILVIA.jpg?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Luiza Sandoval Valente – Diretora primeira tesoureira

Administradora -https://www.dropbox.com/s/9xlijf6qmo4hlkp/Ana%20Luzia%20Sandoval%20Valente.jpg?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hugo Andres Machuca Arriagada – Diretor segundo tesoureiro

Economista - https://www.dropbox.com/s/iiarqajmp4d6g00/Hugo.JPG?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tatiana Aparecida Soares Senatore Dall’Orto

Psicóloga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fábio Fernandes

Empresário - https://www.dropbox.com/s/xeqfxqkszgs80hm/Fabio%20Fernandes.jpg?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Denis Paulo Tordin

Mídia Digital - https://www.dropbox.com/s/f21bef5q4pf3zw8/ACESA%20DIRETORIA%20DENIS.jpg?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Helder Bömer Galvão

Engenheiro de aviação - https://www.dropbox.com/s/wofvaw73ksq1o59/ACESA%20DIRETORIA%20HELDER.jpg?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mariana Andrade Campos

Relações Públicas - https://www.dropbox.com/s/hgsgm7lfdjn62tq/ACESA%20DIRETORIA%20MARI%20CAMPOS.jpg?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cid Luís de Oliveira Pinto

Jornalista - https://www.dropbox.com/s/nsrv9s4d8y5v3wm/ACESA%20DIRETORIA%20CID.jpg?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tomas Guiselin

Economista - https://www.dropbox.com/s/09wm24e79jp4k48/ACESA%20DIRETORIA%20TOMAS.jpg?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elisabeth Dias

Agente de Turismo - https://www.dropbox.com/s/fskf4m79kbjtqc7/ACESA%20DIRETORIA%20ELIZABETE%20DIAS.jpg?dl=0

 

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno com espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a pagina no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

 

05 maio 2016 Artigo Folha de Valinhos

 

Solidariedade, união e respeito

A Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (ACESA Capuava) foi constituída em agosto de 2002 com a missão de prestar serviço de amor e cidadania. Ela é responsável por atender e auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social e tem sua especialidade em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e múltiplas deficiências. Com a ajuda de colaboradores voluntários, atualmente a ACESA oferece terapias, oficinas e acompanhamento profissional para 20 pessoas duas vezes por semana.

Sem fins lucrativos, a entidade que atende e auxilia pessoas com deficiência se mantinha até o final do ano passado principalmente com recursos dos convênios que tinha com Prefeitura de Valinhos, mas hoje promove campanhas e eventos para arrecadar fundos e impedir que esse serviço tão importante acabe. É uma prova de amor ao próximo. Todos os seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida.

Fernanda Teixeira é um exemplo disso. A ACESA CAPUAVA é essencial na vida de seu irmão, João. A entidade colaborou muito no equilíbrio e amadurecimento emocional do autista que hoje tem 35 anos. Fernanda começou participando das reuniões e sempre teve uma ótima relação com a entidade. “Sempre tive ótima relação com a ACESA e via que lá tinha algo muito especial não só para ele como também para todos que lá eram atendidos”, declara Fernanda. Hoje é a atual presidente da Associação.

A entidade que se localiza na Fazenda Capuava, permite a interação dos usuários com a natureza num aprendizado gradativo, em processo evolutivo, que visa atender e respeitar as necessidades de cada um. Além do trabalho feito com cada um dos atendidos, a ACESA CAPUAVA realiza um trabalho articulado com as famílias, através do Projeto Conversas em Família e Grupo de Apoio às Famílias, tentando proporcionar a elas todas as informações e orientações necessárias para a promoção de uma melhor qualidade de vida.

A entidade foca suas ações na sociedade e conta com o trabalho de um grupo de voluntários que além realizar eventos e buscam doações particulares e empresariais para e assim manter os atendimentos para os que muitos que precisam. Para potencializar estes auxílios, o grupo de voluntários da ACESA trabalha intensamente na arrecadação de cupons fiscais. O Programa de Nota Fiscal Paulista do Estado de São Paulo permite que o consumidor doe sua nota fiscal emitida sem o CPF diretamente para a ACESA sem tirar nada do bolso.

Além da doação de cupons fiscais, a comunidade pode contribuir com a entidade de mais cinco formas diferentes: sendo um sócio contribuinte; adquirindo um dos produtos da ACESA; sendo um voluntário; apadrinhando uma pessoa com deficiência ou participando dos eventos promovidos pela Associação. No próximo dia 15 será realizado o Food Truck D’ajuda, que une o útil ao agradável. Além de ser em prol de uma boa causa, propõe uma agradável tarde na fazenda com os amigos e familiares. Para saber mais sobre o evento e garantir seu ingresso, acesse o site: www.acesacapuava.com.br.

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

 

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno com espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a pagina no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

 

25 abril 2016 Food Truck D´Ajuda

 

Unindo solidariedade, musica, comida e cultura, festival de food trucks movimenta a Fazenda Capuava no próximo dia 15

A ACESA CAPUAVA promove o primeiro food turck D’ajuda na Fazenda Capuava no dia 15 de maio. O evento ocorrerá das 11h às 16h30 e tem como objetivo arrecadar fundos para a instituição. Unindo o útil ao agradável, o food truck D’ajuda além de ser em prol de uma boa causa, propõe uma agradável tarde numa fazenda histórica com os amigos e familiares.

Além dos trucks confirmados (Porqueta; La Mia Pasta; Speed Jo; Café Crioulo; Sabor de Paris; Gelo Azul; Hi Cream; Winebar on the Road e o Bike Food do Chef Antonello) e do espaço kids com pula pula, e atividades com mega bolhas de Sabão com a empresa Starteen, o evento terá atrações musicais, como a Banda G.E.L.O., a apresentação do projeto School Of Rock de Campinas e show do cantor Jarbas. Também haverá o passeio guiado para todos conhecerem de perto o espaço e trabalho da ACESA CAPUAVA. Os trucks ficarão estacionados bem na frente da 1º Casa Modernista do Brasil do arquiteto e artista Flávio de Carvalho, um dos grandes nomes da geração modernista brasileiro,  que  é Patrimônio histórico tombado pela CONDEPHAAT.

 “Estamos muito felizes de abrir a porta da ACESA CAPUAVA para esse grande open house e aliar a isso a um domingo numa fazenda belíssima bem no centro de Valinhos. Preparamos o evento com muito carinho e cuidado. Será um dia inesquecível para a ACESA CAPUAVA e toda comunidade que vier participar e colaborar.“ destaca Fernanda Teixeira, presidente da entidade. Os convites antecipados no valor de R$7 estarão à venda no site, na sede da entidade e diretamente com voluntariados. Na hora o convite será R$ 10,00. Teremos estacionamento gratuito para um numero limitado carro dentro da Fazenda Capuava.

 

Serviço

Data: Domingo, 15 de maio de 2016

Local: Fazenda Capuava

Endereço: Rodovia Flávio de Carvalho, s/nº - Valinhos/SP

Horário: das 11h às 16h

Entrada*: R$7 (antecipado)

           R$10 (no dia)

 

*Crianças até 10 anos não pagam

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

 

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Múltiplas Deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Mais informação acesse: www.acesacapuava.com.br e facebook.com/acesacapuava

Para continuar iluminando a vida de diversas pessoas  com Deficiência, você pode colaborar de diversas formas.  Interessados poderão entrar em contato site www.acesacapuava.com.br ou telefone 019 3871-7974 ou e-mail contato@acesacapuava.com.br. Para fazer uma doação para a entidade podem fazer direto na conta no Banco do Bradesco, agência 214 e conta 0073848-4 CNPJ 05.332.435/0001-57

 

 

 

 

 04 15 2016_PR_Palestra Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) (2)

 

Comunicação Suplementar Alternativa é tema de palestra em Vinhedo

 

Fonoaudiólogos da ACESA CAPUAVA apresentam case de sucesso que teve como base a CSA no tratamento de pessoas com deficiência

A convite da Secretaria de Educação de Vinhedo, os fonoaudiólogos da ACESA CAPUAVA, Erika Ditscheiner e Renato Kinoshita ministram palestra em Vinhedo com objetivo de destacar a importância da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) no tratamento de pessoas com deficiência. Os profissionais apresentarão um case interessante que foi orientado com esse tipo de tratamento no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (CEPROVI) na quarta-feira, dia 27, das 13h as 17h.

Erika e Renato atuam na ACESA CAPUAVA por meio da Comunicação Alternativa conseguem muitos resultados da ampliação da comunicação de pessoas autistas e com múltiplas deficiências. Este método envolve um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para auxiliar crianças e adultos que apresentam algum tipo de comprometimento da interação nos seus mais diversos métodos. “A Comunicação Suplementar Alternativa tem como princípio levar em consideração todas as formas de linguagem, seja ela um olhar, expressões faciais, gestos, símbolos, que através de ações e estratégias, clínicas, terapêuticas e pedagógicas se transformam em comunicação servindo como base para que o paciente melhore sua comunicabilidade", completa Kinoshita, fonoaudiólogo da ACESA CAPUAVA.

Há quatro anos os fonoaudiólogos da entidade trabalham com esse método e tem como objetivo contribuir tanto para os pacientes quanto os familiares, trabalhando exclusivamente caso a caso. O evento é voltado a professores, coordenadores e diretores que trabalham com a inclusão social de pessoas com deficiência em seu dia-a-dia.

 

Renato Lyuiti Kinoshita

Mestrando em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela UNICAMP. Graduado em Fonoaudiologia pela UNICAMP. Há 5 anos dedica-se a trabalhar e pesquisar a área da Comunicação Alternativa. Membro da Associação Internacional de Comunicação Alternativa (ISAAC). Um dos fundadores do projeto “Comunicação Alternativa para Todos” através do CER ComunicA – Centro Especializado em Recursos de Comunicação Alternativa onde ministram cursos em escolas, faculdades, hospitais, clinicas e outros. Participa de Projetos como o Entendendo Autismo e Grupo de Orientação a Profissionais e Famílias da Universidade Estadual de Maringá – UEM ambos como palestrante em Comunicação Alternativa. Experiência em atendimento de diversos tipos de casos como: Afasia decorrente de Acidente Vascular Cerebral, Transtorno do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Pacientes com Câncer de Boca e Laringe, entre outros.

Erika Sousa Ditscheiner Aranha

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Graduada em Fonoaudiologia pela UNICAMP. Há 4 anos trabalha com Comunicação Alternativa e com profissionais da voz. Uma das fundadoras do projeto “Comunicação Alternativa para Todos” através do CER ComunicA – Centro Especializado em Recursos de Comunicação Alternativa onde ministram cursos em escolas, faculdades, hospitais, clinicas e outros. Experiência em atendimento de diversos tipos de casos como: Afasia decorrente de Acidente Vascular Cerebral, Transtorno do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Pacientes com Câncer de Boca e Laringe, entre outros.

 

Sobre a ACESA CAPUAVA

 

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Múltiplas Deficiências. Fundada em 2002 vem atuando junto a entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Mais informação acesse: www.acesacapuava.com.br e facebook.com/acesacapuava

Para continuar iluminando a vida de diversas pessoas  com Deficiência, você pode colaborar de diversas formas.  Interessados poderão entrar em contato site www.acesacapuava.com.br ou telefone 019 3871-7974 ou e-mail contato@acesacapuava.com.br. Para fazer uma doação para a entidade podem fazer direto na conta no Banco do Bradesco, agência 214 e conta 0073848-4 CNPJ 05.332.435/0001-57